quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dizer apenas o necessário


Devido ao XII Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras - EMEL (acesse o sítio e o blogue para saber a respeito), tive que abrir mão do meu direito de permanecer em silêncio. Pois é praticamente impossível organizar um evento deste porte sem a agilidade da fala.

Estava pensando em fazer desta ocasião apenas um recesso do meu silêncio, mas de acordo com as coisas que aprendi nestes últimos dias, achei por bem fazer uma grande mudança (que nem é tão grande assim, devido à tantas emendas que fiz ao passar do tempo) no meu voto de silêncio: de agora em diante, só falarei quando houver a necessidade de escrever para me comunicar pessoalmente. Isso evitará desassossegos grandes, tanto de minha parte quanto da parte dos que me rodeiam.

Muitos dirão que isso é o fim do meu voto. Discordo. Quem fez o voto sou eu e este continua até que eu diga (ou escreva) o contrário. Posso não ser tão silencioso quanto antes, porém ainda assim eu procuro ouvir mais e pensar melhor antes de falar.

"A gente pensa que é livre pra falar tudo que pensa mas a gente sempre pensa um pouco antes de falar" ("Se liga aí", de Gabriel Pensador). Entretanto, há aqueles que insistem em falar sem pensar nas besteiras que estão soltando. Há muito cansei de ser um deles.

Um comentário :

  1. Ei Elfo, dizem que vocês fizeram um grande trabalho no EMEL. Infelizmente eu não pude participar, pois quando paguei a minha inscrição elas já haviam sido suspensas e eu não sabia. Depois fiquei sabendo que tinha inscrição lá na hora, mas isso não foi avisado... concordo que realmente seria difícil organizar tudo sem poder falar. Juro que fiquei pensando em como vc faria quando soube que vc estava na comissão organizadora.

    Tenho pra mim que essa sua experiência será produtivo no sentido de te reeducar pra fala. É verdade que falar é tão "fácil" que perdemos o costume de pensar antes de fazê-lo... não deixe de postar sempre pra contar o que se passa. Um abraço!

    ResponderExcluir

Escolha bem as palavras.